A CLÍNICA ESPECIALIDADES PROFISSIONAIS CONVÊNIOS POLISSONOGRAFIA ARTIGOS VÍDEOS LOCALIZAÇÃO CONTATO



Saiba mais sobre...


PESADELOS

Pesadelos são sonhos que ocorrem durante a fase de movimentos rápidos dos olhos (REM) e que traz sensações fortes, e sem escapatória, de medo, terror, angústia ou ansiedade extrema, normalmente acordando a pessoa.

Os pesadelos tendem a ser mais comuns entre as crianças, diminuindo sua freqüência com a idade. Nas crianças, o conteúdo do pesadelo pode ser influenciado pelas experiências do dia como televisão, filmes ou eventos assustadores da vida real. Nos adultos, essa associação é menos específica. A maioria dos adultos tende a não se recordar do conteúdo de seus sonhos ou pesadelos, ou apenas de pequenas partes dessas experiências.

Os pesadelos ocasionais sem outros sintomas são ocorrências comuns e não precisam de tratamento.

Alimentar-se imediatamente antes de ir dormir, o que aumenta o metabolismo do corpo e a atividade cerebral, pode provocar a ocorrência de pesadelos com mais freqüência.

Causas comuns:
- doença com febre
- morte de um ente querido (distúrbio de estresse pós-traumático)
- ansiedade ou estresse
- reação adversa a, ou efeito colateral de, um medicamento
- suspensão recente de ingestão de uma droga, como pílulas para dormir
- efeito do álcool ou consumo de álcool excessivo
- abstinência alcoólica abrupta.

Obs.: Este problema pode ter outras causas. A lista não menciona todas elas, nem as cita em ordem de probabilidade. As causas deste sintoma podem incluir doenças pouco comuns e medicamentos. Além disso, as causas variam conforme a idade e sexo da pessoa afetada e os seguintes aspectos específicos dos sintomas: localização, características, evolução, fatores agravantes, fatores atenuantes e queixas associadas.

Exames Realizados:
ELETROENCEFALOGRAMA (EEG)      POLISSONOGRAFIA (Exame do Sono / Ronco / Insônia)